Nossa História
Em 01 de abril de 1931 nasce Sr. Hamilton Cabral, em Bananeiras, interior da Paraíba.
Em 1952 Hamilton contrai matrimonio com a jovem Yara, vindo a ter 3 filhos.
Em 1961 a família Cabral fundou um grupo familiar espírita na sua própria residência, localizada na Rua Manoel de Barros Lima, 198 – Campo Grande. Neste mesmo bairro frequentava o Centro Espírita Deus a Procura dos seus Filhos porque estava aflorando em Yara a mediunidade.
Em 1967 a família Cabral muda-se para Rua Virginia Heráclito, 352, Ipsep e continua com o grupo familiar estudando o Evangelho de Jesus. Rapidamente houve o crescimento de muitas pessoas interessadas na Doutrina Espírita, Hamilton sente a necessidade do grupo ter um mentor Espiritual.
Em 1968, por sugestão de Hamilton Cabral, é feito um sorteio, colocando-se os nomes de vários Espíritos, e Dona Lili, mãe de Hamilton, por ouvir tantas vezes seu Pai falar sobre a Poetisa Auta de Souza coloca o nome dela. Por 5 vezes consecutivas este nome foi sorteado e o grupo passou a se chamar “Núcleo Espírita Auta de Souza”.
Em 1969 atendendo as suas intuições, Hamilton sentiu necessidade de deslocar o grupo de sua residência para outro local, assim com suas economias comprou um terreno e construiu um pequeno barraco na Rua Bento da Gama, 539 - hoje Rua Itaimbé, 575, Ipsep.
Em 27 de janeiro de 1970 constitui-se juridicamente o então Núcleo Espírita Auta de Souza, tendo como 1º presidente o Sr. Hamilton Cabral que conduziu a instituição até o dia 05 de outubro de 1992, por ocasião de sua desencarnação.
Em 1971 houve a inauguração em alvenaria em substituição ao barraco.
Desde 1992 até o momento, muitos Irmãos presidiram a instituição, contribuindo sobremaneira para evolução espiritual e material da Casa, a exemplo de seu fundador Hamilton Cabral.
Ao longo desses anos, o Núcleo Espírita Auta de Souza vem cumprindo com os seus objetivos seguindo “PELOS CAMINHOS DE JESUS”, Conforme trecho do soneto de Auta de Souza, Prece a Jesus:
“Enquanto o Mundo chora, anseia, luta e avança,
Faze de nossa casa um pouso de Esperança
Na construção do Bem à Luz que te descerra ...
Aspiramos contigo a ser, dia a dia,
Uma forja de paz que trabalha e confia,
Uma fonte de Amor na aspereza da Terra.”